HOME BIO DISCOGRAFIA LIVRO REMIX E TRILHAS TEXTOS GALERIA LINKS CONTATO


Her Name is Rio

Era uma vez uma cidade maravilhosa onde havia uma ponta de praia chamada Arpoador que um dia abrigou um circo voador. Foi ali que nasceu uma amizade para sempre entre Agenor de Miranda e Isabel Gilberto. Trinta anos depois, o eterno retorno. O primeiro DVD de Bebel seria gravado neste mesmo lugar. A menina dos olhos de Cazuza, estava de volta ao ponto de partida desse encontro musical que gerou clássicos como “Eu Preciso Dizer Que Te Amo” e “Mais Feliz”. E muito mais que isso: a diva que encantou o mundo mostraria de onde vem a real inspiração de suas canções. Sendo assim, “Bebel Gilberto In Rio” já nasce com cara de obra prima.

 

Com direção de Gringo Cardia, produção musical de Kassin e Liminha (pela primeira vez juntos) e participações especiais de Chico Buarque e do rapper Flavio Renegado, Bebel Gilberto mostra-se tão à vontade que parece estar recebendo amigos para um drink no deck de sua casa. Filmado ao entardecer e sem ferir o movimento natural da paisagem cheia de banhistas que assistem a tudo sem grande espanto, o DVD é a mais completa tradução do hábito carioca de celebrar o pôr do sol na praia de Ipanema com música e muitas palmas. 

Eu adoro Bebel Gilberto. Sua chegada ao mercado internacional com o álbum “Tanto Tempo” em 2000,foi motivo de muita emoção aqui em casa. E lá fora só dava ela: outdoors em Paris, rainha em Nova York, motivo de desmaios no Japão. Desde Carmen Miranda e o estouro da Bossa Nova que não se via um fenômeno musical brasileiro assim. Um disco antológico que clamava por imagens paradisíacas que finalmente se tornam reais agora. A bordo de um vestido vermelho criado pela estilista Diane Von Furstenberg, Bebel desliza rumo ao mar por uma grande plataforma branca onde elementos cenográficos interagem com a cantora ao longo do roteiro, como um imenso Pão de Açúcar que serve de pano de fundo para a apresentação de “Rio” canção lançada pelo grupo inglês Duran Duran nos anos 80. Conforme a noite se aproxima, Bebel enfileira sucessos como “So Nice (Samba de Verão), “Aganju” e “Sem Contenção”, levando o público ao delírio. O DVD apresenta como bônus dois vídeos:  “Samba e Amor” ao lado de seu tio Chico Buarque (que talvez seja a única nota dissonante do projeto por soar frio e protocolar) e a versão de “Sun is Shining”, clássico de Bob Marley onde Bebel aparece num verdadeiro transe, celebrando o nascer do sol na praia de Copacabana.

Durante a exibição,  pensei o tempo todo nessa terra encantada chamada Rio de Janeiro. Esse paraíso tropical cercado de inseguranças por todos os lados e que o mundo insiste em adorar. Esta verdadeira nação, à sua maneira, com tradição e munição pesada como diria o velho samba de Chico. Sendo assim, para os mais conscientes, a exuberância de “Bebel In Rio” poderá soar utópica e quem sabe até perigosa por reforçar a imagem dessa cidade como império das belezas naturais que insiste em encobrir tanta precariedade e risco com sedução visual. Para turistas apaixonados e inocentes do Leblon, nada disso importa. Bebel Gilberto é a sereia de voz doce que canta os versos de Vinicius que tão sabiamente abrem o DVD:

 

“ É melhor ser alegre que ser triste

  Alegria é a melhor coisa que existe

  É assim como a luz no coração”